Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Educação Musical e as Leis 10.639/03 e 11.645/08: Mapeamento da produção acadêmica nas Revistas da ABEM de 2003 a 2018 PDF
Flavia Maria Chiara Candusso, Amós Oliveira, Bruno Nery, Marcelo Pinho, Marcelo Saback, Otavio Fidalgo, Renato Alves

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

PREFERÊNCIA MUSICAL DOS/AS JOVENS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFG – CAMPUS URUAÇU PDF
Kristiane Munique Costa e Costa
O ensino da música em diferentes realidades educacionais: relato de experiências de dois estudantes da graduação PDF
Fernanda Fátima Collins Costa, Sebastião Trindade da Conceição Júnior, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues
Ensino de Música na Educação Infantil a partir de um gênero local: um relato de experiência PDF
Marilane Borges Carvalho
Do currículo prescrito para o ensino de música nos anos iniciais no DF PDF
Sidileide Rabelo Casagrande
Educação Infantil e repertório Musical: narrativas de professoras não especialistas PDF
Renata Maria Conceição
PROJETO DE EXTENSÃO FLAUTA DOCE: UM ENCONTRO DE SABERES MUSICAIS PDF
Jucélia da Cruz Estumano, Anielson Costa Ferreira, Sonia Maria Moraes Chada, Líliam Barros Cohen, Hélio Jônatas Lima Araújo

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

Música na Maturidade: estratégias didáticas para o aprendizado musical do idoso na FAMES em Vitória/ES PDF
Izaura Serpa Kaiser, Wilsander Gomes Cunha

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

Propostas de preparação musical para artistas da cena: um estudo a partir da disciplina “Música e Cena” da UFGD PDF
Marcos Chaves

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares

O papel do vínculo afetivo na aprendizagem de violão em uma Casa Lar: Estudo de caso PDF
Adailson Araújo, Vladmir Agostini Cerqueira
[Comunicação] Materiais didáticos para o ensino de guitarra elétrica em escolas livres de música PDF
Gabriel Lira Caneca
Processos educativos oriundos das aulas coletivas de violões em um Assentamento do MST PDF
Anderson Moisés Chagas, Ilza Leme Joly
CULTURA E PERTENCIMENTO NA BANDA ESCOLAR: Um estudo de caso PDF
Francisval Candido da Costa, Taís Helena Palhares

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Uso de editores de partitura pelos alunos da Universidade Federal do Acre PDF
José Luis de Oliveira Cabral, Maíra Andriani Scarpellini

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Ouvir e tatear a música: um relato de experiência sobre inclusão em uma turma de ensino coletivo de violino PDF
Jessica Caroline Pantoja Peniche, Aline da Silva Pedrosa, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues, Wagner de Lima Alonso, Pamella Castro Rodrigues Campos
A Educação Musical para Crianças Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista PDF
Sandra Ferreira Noronha, Tirza Tábita da Silva Costa, Paula Thais Pelaz da Silva, Lucas Filipe Flexa Conceição, Renata de Oliveira Vieira, Juliana Cardoso Guimarães, Raiza Tatyane de Sena Rocha, Lucas Chaves Venâncio
Diversidade musical e currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima: olhares discentes PDF
Pâmela Barroso de Araújo Cruz
Música e Síndrome de Down: análise das publicações dos Congressos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2008-2018 PDF
Vitória Talyta Souza Damasceno, Milene Suanne Farias, Georgy Coutinho
Música e Dislexia: A contribuição da Educação Musical para pessoas com este distúrbio PDF
Brenda Karoline Costa Siqueira, Darlyson Murilo Amaral Moreira, Fernanda Fátima Rocha Collins Costa, Ian Silva Nemer Cruz, Luiz Thiago Barros De Souza

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Pibid Música IFG: Iniciação à docência em 2018 e 2019 PDF
Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Fábio Amaral da Silva Sá, Aurélio Nogueira de Sousa, Angela Cristina Coelho
As canções infantis de Émile Jaques-Dalcroze: relato de experiência de um projeto de extensão PDF
Gilka Martins de Castro Campos, Nilceia da Silveira Protásio Campos

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

Da Escola à Universidade: a formação continuada dos professores de música e o processo de transformações das práticas pedagógicas PDF
Rodrigo Cantos Savelli Gomes, Waleska Regina Becker Coelho De Franceschi, Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva, Claudia Roberta Yumiko Tristão, Viviane Beineke, Rafael Martins Gonçalves
A pesquisa científica na formação inicial de professores: um levantamento acerca de sua inserção no curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros PDF
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Maria Odília de Quadros Pimentel, Samuel Naamã Scarcela Rosa, Maria Clara Leite e Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, kaio Silvano Rodrigues da Silva, Elaine Pereira de Oliveira, Lucas Rafael Pereira dos Santos