ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A Educação Musical para Crianças Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista
Sandra Ferreira Noronha, Tirza Tábita da Silva Costa, Paula Thais Pelaz da Silva, Lucas Filipe Flexa Conceição, Renata de Oliveira Vieira, Juliana Cardoso Guimarães, Raiza Tatyane de Sena Rocha, Lucas Chaves Venâncio

Última alteração: 2019-10-25

Resumo


A presente pesquisa aborda o tema da educação musical inclusiva, tema esse com discussões, ainda, pouco fundamentada, se considerarmos sua complexidade. Aqui buscou-se compreender a especificidade do ensino musical voltado às crianças diagnosticadas com TEA, que afeta em diferentes graus a comunicação e as relações sociais do indivíduo. Dessa maneira, o trabalho tem como objetivo analisar como a educação musical está sendo desenvolvida para a criança com Transtorno do Espectro Autista, analisando alguns pontos importantes nessa prática, como os métodos, técnicas e materiais, além dos processos de avaliação utilizados pelos professores de música. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, na qual realizou-se uma revisão de literatura em anais da ABEM, nos anos de 2016 a 2018 nos encontros Nacionais e Regionais. Percebemos nos artigos, a busca do conhecimento de noções sobre o transtorno, características e questões gerais; é necessário conhecer sobre a legislação para que o professor saiba não está sozinho e que deve contar com apoio e suporte de atendimento especializado; percebemos a necessidade de rotina nas atividades e aprendizagens diárias; vimos que os efeitos visuais chamam a atenção e o trazem para a aula, fazendo com que se envolvam mais nas atividades. Por isso torna-se importante XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos Campo Grande/MS - 11 a 14 de novembro de 2019 a utilização da música como uma das formas metodológicas mais completas para a melhoria do bem-estar e desenvolvimento sócio-cognitivo da criança com TEA.

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