ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Música na Maturidade: estratégias didáticas para o aprendizado musical do idoso na FAMES em Vitória/ES
Izaura Serpa Kaiser, Wilsander Gomes Cunha

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Pretende-se investigar estratégias didáticas que favoreçam o aprendizado musical do idoso, no projeto de extensão Música na Maturidade da FAMES, Vitória/ES, no tocante à teoria musical, à escolha de repertório e ao uso de atividades grupais. Para isso, consideramos os conceitos teóricos de escolha de repertório para o idoso, segundo Conceição (2013) e Scharra (2007); os benefícios da música sobre sua saúde em Degani e Mercadante (2011) e Bueno (2008). Também, as adequações técnicas que viabilizem o seu aprendizado musical em Bueno (2008) e Araújo (2006). Na pesquisa de campo, serão aplicados questionários aos alunos, coordenadoras-professoras e professores-monitores, com interesse de alcançar uma visão mais aprofundada do objeto de pesquisa. Conjectura-se que o ensino de teoria para idosos é viável, desde que contemple a experimentação dos elementos musicais antes da aplicação dos conceitos teóricos que expliquem os símbolos. Suspeita-se que o repertório adequado à pessoa da terceira idade deva contemplar ritmo, letra e melodia que agrade ao idoso. Imagina-se que o fazer musical possa ajudar na melhora da qualidade de vida do idoso, resgatando suas vivências e experiências, restituindo sua capacidade de produzir e favorecendo sua socialização. Crê-se que a prática musical age de forma terápica, auxiliando na manutenção, reabilitação e prevenção do declínio da memória do idoso.


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