ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O ensino da música em diferentes realidades educacionais: relato de experiências de dois estudantes da graduação
Fernanda Fátima Collins Costa, Sebastião Trindade da Conceição Júnior, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


O presente artigo é resultado da disciplina de Práticas Educativas II do curso de licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e compreende o estágio docente em nível de observação feito pelos estudantes em campo. O objetivo deste trabalho consiste em identificar as diferenças no ensino da música observadas em dois campos distintos de estágio docente, ressaltando o perfil institucional como principal indicador das diferenças encontradas. Como instrumento de análise utilizou-se de dois diários de bordo, sendo a coleta de dados realizada nos seguintes espaços: uma escola privada de ensino regular e outra pública de ensino especializado em música, ambas situadas na cidade de Belém do Pará. Destarte, a partir dos resultados obtidos, identificou-se que na escola de ensino regular, havia uma descontinuidade no ensino musical, tendo em vista que a escola demandava do professor a ministração de conteúdos relativos a outras linguagens artísticas. Em oposição, na escola de ensino especializado, as aulas de música foram desenvolvidas com regularidade e continuidade, observando-se assim melhores condições no processo de ensino-aprendizagem da música.


Texto completo: PDF