ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Diversidade musical e currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima: olhares discentes
Pâmela Barroso de Araújo Cruz

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


A comunicação é um recorte da monografia da primeira autora, que teve como objetivo analisar os reflexos das experiências oferecidas pelas diferentes atividades do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR) nas práticas pedagógicas dos participantes da pesquisa no que se refere à diversidade. A pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, utilizando a metodologia grupo focal. As conversas com o grupo de alunos do referido curso visaram compreender seus pontos de vista, como eles pensam, quais suas perspectivas e dificuldades frente à diversidade escolar e como as atividades do curso auxiliam (ou não) na resolução de possíveis desafios desse contexto. Para atender o referido objetivo, o grupo focal foi composto por alunos do curso que já tivessem experiência pedagógica na educação básica, Por entender que estes teriam um olhar mais amadurecido sobre o contexto escolar do que alunos que não tivessem tido esse contato com a sala de aula.

Texto completo: PDF