ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
As canções infantis de Émile Jaques-Dalcroze: relato de experiência de um projeto de extensão
Gilka Martins de Castro Campos, Nilceia da Silveira Protásio Campos

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este texto trata-se de um relato de experiência sobre um Projeto de Extensão “Cantando e Dançando Émile Jaques-Dalcroze”, vinculado à Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Buscou-se reconhecer nas composições infantis de JaquesDalcroze o grande potencial pedagógico-musical presentes em duas de suas obras: Premières rondes et enfantines (1904a) e Chansons d'enfants (1904b). Pretende-se trazer uma melhor projeção ao projeto realizado, sobretudo, às canções de Dalcroze, divulgando sua abordagem pedagógica e sua obra destinada ao público infantil. Para este trabalho, são exemplificados trechos das canções – em suas versões originais, traduzidas e adaptadas – e descritos alguns aspectos da experiência relatada. Esperamos socializar e vislumbrar caminhos ricos em expressão, ludicidade, movimento corporal e consciência rítmica, aspectos tão presentes na pedagogia musical ora apresentada.

Texto completo: PDF