ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Ouvir e tatear a música: um relato de experiência sobre inclusão em uma turma de ensino coletivo de violino
Jessica Caroline Pantoja Peniche, Aline da Silva Pedrosa, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues, Wagner de Lima Alonso, Pamella Castro Rodrigues Campos

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade relatar a vivência musical ocorrida em um projeto de extensão de uma escola pública de ensino especializado em música, durante o período de estágio realizado na disciplina Práticas Educativas do curso de Licenciatura em Música, em Belém do Pará. Destaca-se que a instituição eleita busca oportunizar o acesso à educação musical a pessoas que possuem algum tipo de deficiência física ou cognitiva, integrando-as em turmas de alunos sem nenhum tipo de deficiência. Para a elaboração desta comunicação foi escolhida uma classe composta por dez alunos, sendo um destes uma aluna com deficiência visual. Destarte, o objetivo deste trabalho é investigar o processo de ensino inclusão que ocorre nessa instituição, bem como os métodos utilizados para o desenvolvimento da aprendizagem musical da discente que, apesar de possuir deficiência visual, integra uma turma de alunos típicos. Assim sendo, aponta-se para as dificuldades enfrentadas no processo pedagógico, assim como para o desenvolvimento da aprendizagem da referida aluna. A metodologia adotada para a presente investigação é a observação participante com a coleta de dados registrada em diário de bordo e relatórios. Constatou-se que, nas atividades em grupo, o processo de inclusão ocorre por meio da percepção do XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos Campo Grande/MS - 11 a 14 de novembro de 2019 ambiente acústico, de adaptações pedagógico-metodológicas, além da utilização de metodologia ativa no intuito de criar dinamicidade às aulas e facilitar aos alunos o acesso ao conhecimento. Os autores que servem de aporte teórico para a presente análise são Murray Schafer; Suzuki; Louro; Tudissaki; Silva; Fonterrada; Specart, Medeiros e Amaral.


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