ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Moralidades e políticas de formação em um contexto de ensino especializado de música
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Julia Ellen Sabino Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


Este trabalho discute as principais concepções e dimensões morais presentes na política de formação em dois cursos técnicos em música em um Instituto Federal de Educação. Para isso, temos como base uma pesquisa documental, compreendendo os projetos pedagógicos relacionados aos cursos de formação técnica. As análises foram conduzidas a partir da perspectiva teórica do linguista e cientista cognitivo estadunidense George Lakoff, buscando identificar as principais perspectivas morais associadas às convenções sobre a formação musical presentes nos documentos. Os principais resultados apontam para uma perspectiva reflexiva de formação musical com prioridades morais que têm o cuidado, a empatia e o compromisso social. Entretanto, na dimensão da materialização dos saberes, conhecimentos e operacionalização do currículo, é possível perceber um processo de negociação entre tais moralidades e aquelas relacionadas à promoção da disciplina, respeito à autoridade e manutenção de cânones.



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