ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
LIDERANÇA MUSICAL ENGAJADA VISANDO TRANFORMAÇÕES SOCIAIS NOS PROJETOS Querubins e Cariúnas em Belo Horizonte, MG
Rejane Harder, Heloisa Feichas

Última alteração: 2023-10-09

Resumo


Resumo: A pesquisa aqui relatada teve como objetivo verificar se, e de e que maneira, educadores musicais no contexto de dois projetos sociais em Belo Horizonte, MG demonstraram em suas interações professor/aluno características de uma liderança musical engajada, visando transformações sociais e aprendizagem criativa. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve como método o estudo de caso, consistindo a pesquisa de campo na observação in loco das atividades nos referidos projetos. As técnicas de pesquisa consistiram na observação e entrevistas semiestruturadas. A investigação bibliográfica abordou a liderança musical engajada com ênfase na aprendizagem criativa e o impacto social do fazer musical a título de fundamentação teórica. A partir das interações com os líderes e outros atores dos projetos estudados, bem como da análise de vídeos e documentos foi possível identificar em ambos, elementos que indicam a presença de uma liderança musical engajada, que visa a transformação social dos integrantes dos projetos e a existência de processos de ensino e aprendizagem criativa em suas aulas e atividades musicais e extramusicais. As respostas das entrevistas, bem como as observações realizadas analisadas à luz da fundamentação teórica, levaram à conclusão de que muito mais é possível fazer visando o preparo dos professores de música para atuarem nos projetos sociais. O envolvimento com esta pesquisa, bem como as conclusões da mesma levaram à ideia de implantação de ações pedagógicas nos cursos de licenciatura em música no formato de disciplinas e atividades de extensão que envolvam a imersão dos alunos na comunidade.

Texto completo: PDF