ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Desafios no Ensino Médio: relato de experiência no programa residência pedagógica
Camila Echeverria Trindade, Geovanna Vieira da Glória

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


O  presente artigo mostra o relato de experiência do processo inicial do programa Residência Pedagógica na etapa do Ensino Médio, objetivando o ensino de música e cultura em uma escola pública. Durante essa etapa,  o desenvolvimento das atividades abrangeram avaliação diagnóstica, pesquisas sobre gêneros musicais e cultura brasileira, percussão corporal, apreciação sonora e criação de trilha sonora. Foi destacada a possibilidade de trabalhar com tecnologias digitais, como aplicativos e sites. Além disso, foi ressaltada a importância de estudar a educação em relação às tecnologias, buscando incorporar práticas de ensino que envolvam o uso do celular como ferramenta educacional. Assim, conclui-se que as experiências vivenciadas foram de grande importância para compreender o âmbito escolar e suas principais contribuições para a educação musical.


Texto completo: PDF