ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Patrimônio musical brasileiro como um pilar pedagógico-decolonial para os cursos de música popular: reflexões a partir do PPC do Bacharelado em Música Brasileira Popular da Universidade Federal da Paraíba
Luis Ricardo Silva Queiroz, Vanildo Mousinho Marinho

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise dos cursos de graduação em música popular no Brasil atualmente, evidenciando características, potencialidades e problemas que têm caracterizado a realidade desses cursos na educação superior brasileira. A partir dessa reflexão, o texto apresenta proposições que podem contribuir para ampliar e fortalecer a formação em música popular nas universidades do país, tendo como base os pilares pedagógico-decoloniais, construídos a partir do patrimônio imaterial brasileiro, que embasam o Projeto Pedagógico do Curso de Música Brasileira Popular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O estudo tem como base uma abordagem qualitativa que contemplou pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados mostram que a criação dos bacharelados e licenciaturas em música popular ampliou positivamente a diversificação da oferta dos cursos de música na educação superior. Por outro lado, o estudo também evidencia que os conhecimentos e saberes relacionados à música popular trabalhados nesses cursos estão alinhados majoritariamente a cânones consolidados da música popular brasileira e que, principalmente, as formas de organização dos currículos continuam reféns dos traços de colonialidade que marcaram historicamente a institucionalização da música no Brasil. Como reação a essa tendência, projetos pedagógicos estruturados como base no patrimônio musical imaterial brasileiro, como o curso de Música Brasileira Popular que vem sendo implementado na UFPB, são alternativas decoloniais importantes que podem tanto ampliar a abrangência e a diversidade dos cursos, quanto alargar o universo de inserção profissional dos seus estudantes e egressos.


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