ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Investigação das Práticas Pedagógicas Musicais no Ensino Regular
Bruna Carolina de Oliveira Mendes

Última alteração: 2023-12-12

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa sobre Educação Musical realizada, em sua maior parte, nas escolas de ensino regular, entre os anos de 2019 e 2023, durante o período pandêmico e pós pandemia da Covid-19, com o intuito de fazer um levantamento de como crianças e adolescentes têm vivenciado a música nas escolas. Para isso, realizou-se uma análise dos documentos de coleta de dados, da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, bem como dos relatórios de atuação produzidos ao final dos editais do subprojeto Pibid. Além de um relato de experiência sobre uma imersão etnomusicológica numa aldeia indígena de etnia Pataxó. Essa análise nos fez perceber que a música aparece na escola regular, quase que exclusivamente, como recurso de outras disciplinas e não como conteúdo específico, com finalidade em si mesma.


Texto completo: PDF