ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Experiências docentes na aprendizagem criativa em Música: aproximações com a abordagem pedagógica de Mitchel Resnick
Francisco Tacio de Oliveira Junior, Daffny Cristina Molina Lemes, Lucas Azevedo Cirino

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


Esta escrita busca entender as experiências docentes, vivenciadas em dois contextos brasileiros de ensino, como dispositivo na construção de relações entre a Educação Musical e a abordagem da Aprendizagem Criativa proposta por Mitchel Resnick (2006). Problematiza-se, ainda, acerca dos movimentos investigativos de aproximações entre a Educação Musical e a abordagem da Aprendizagem Criativa (RESNICK, 2006, 2020). A narrativa parte da frente reflexiva que considera a aprendizagem criativa como um “corpo teórico vivo”, isto é, em constante movimento e transformação na medida em que professores compartilham suas experiências criativas-musicais durante os processos de ensino e aprendizagem musical. Como fundamentação teórica, aproximamo-nos da proposta de Mitchel Resnick sobre aprendizagem criativa, que baseia-se no construcionismo de Seymour Papert (1980) e as percepções de Freire (1974), Piaget (1973), Montessori (1915); e de  Brito (2019), Fonterrada (2015), Beineke (2012) e França (2002), com o intuito de pensar os possíveis entrelaçamentos com a Educação Musical brasileira. Metodologicamente, pautamos nas narrativas de formação (CHIENÉ, 2010) para compreender os relatos de experiência dos processos de ensino e aprendizagem musical, os quais surgem das narrativas de professores de Música em três contextos distintos de Educação Musical. Por fim, consideramos que as aproximações entre Música e Aprendizagem Criativa potencializam os processos de aprendizagem musical e contribuem nas discussões sobre o modos e jeitos de pensar a Educação Musical no contexto da Educação brasileira, assim contribuindo no fortalecimento da área e nos movimentos de uma formação integral e humana.

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