ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
A educação musical na primeira infância: um estudo de caso a partir da abordagem Music Learning Theory (MLT) de Edwin Gordon em uma escola de música de Castanhal/PA
Samyra Ferreira Noronha, Carlos Augusto Pinheiro Souto

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de graduação em música concluída, que tem como objetivo investigar a prática do educador musical no que se refere à educação musical na primeira infância,  a partir da Music Learning Theory de Edwin Gordon em uma escola de música na cidade de Castanhal-Pa. O presente trabalho é de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, sendo executado por meio de entrevistas semiestruturadas e observação não participante, seguindo da análise de conteúdo. Para fundamentar esta pesquisa no que diz respeito ao desenvolvimento infantil a partir de um dado contexto, utilizamos os autores Santos e Molina (2019) que apresentam as vertentes de Philippe Ariès (2006) e Neil Postman (1999), Guedes (2007) que discorre sobre as reflexões teóricas a partir de Henri Wallon, Smith; Cowie; Blades (1998), que explanam sobre o desenvolvimento da criança e Gordon (2015) sobre a Music Learning Theory. Como resultado da pesquisa, observou-se que a MLT de Edwin Gordon contribuiu para que o professor tenha um olhar atento e responsável sobre o processo de aprendizagem musical da criança, bem como uma compreensão de si mesmo e da sua própria prática pedagógica.

Texto completo: PDF