ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM MUSICAL CRIATIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PPC DAS IES PÚBLICAS DO NORDESTE
Francisco Tacio de Oliveira Junior

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


Esta pesquisa versa sobre a formação do professor de música com enfoque na perspectiva do desenvolvimento da criatividade na Educação Musical, especificamente sobre a capacitação do docente no sentido da aprendizagem musical criativa. Em razão disso, o objetivo geral foi verificar como a aprendizagem musical criativa é tratada nos cursos de formação de professores de música a partir dos projetos pedagógicos dos cursos nas instituições de ensino superior públicas do Nordeste brasileiro. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, a metodologia adotada foi uma análise documental e exploratória dos Projetos Pedagógicos dos Cursos das licenciaturas em música e a observação da legislação e literatura sobre o tema. Buscou-se identificar os cursos que ofertam componentes curriculares específicos para a aprendizagem musical criativa e verificar como as ementas desses componentes são apresentadas. Como resultado, foi verificado que apenas uma parcela das licenciaturas em música possuía pelo menos um componente curricular específico para a aprendizagem musical criativa. Diante dos dados coletados na pesquisa, fica evidente a carência desta abordagem pedagógica na formação dos professores de música. Esta pesquisa espera contribuir para a reflexão e desenvolvimento da temática assim como para que em um futuro próximo os professores de música possam ter em sua formação as competências relativas à aprendizagem musical criativa.

Texto completo: PDF