ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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"Professor, tem prova de Música”? Uma reflexão sobre a avaliação da disciplina Educação Musical no Ensino Médio no Colégio XXXX
Pedro Henrique de Souza Borges, Paulo Roberto de Oliveira Coutinho

Última alteração: 2023-12-05

Resumo


A presente comunicação traz um relato de experiência decorrente das práticas musicais e das perspectivas de avaliação em Educação Musical no Ensino Médio, nos campi XXXX e XXXX do Colégio XXXX. As equipes de Educação Musical que atuam com o Ensino Médio nos diferentes campi desta instituição não adotam a mesma estratégia de avaliação: alguns professores aplicam prova escrita e outros não o fazem. O relato que trazemos neste artigo visa refletir sobre o porquê da não utilização da prova escrita como instrumento de avaliação da disciplina Educação Musical no Ensino Médio e apresentar as estratégias que utilizamos.  A reflexão sobre este tema se justifica pelo fato de que analisar o processo avaliativo do estudante em nossa disciplina nos permite examinar a própria prática pedagógica para (re)pensar as formas de transmissão e avaliação do conhecimento musical e, ao mesmo tempo, verificar em que medida os objetivos e princípios previstos nos documentos institucionais se materializam no fazer musical da sala de aula.

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