ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
MúsicaS, no Plural! Testagem de um portal de ensino de Música que desafia preconceitos e discriminações
Renan Santiago de Sousa, Glauber Resende Domingues

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


O presente texto apresenta o processo de produção e de testagem do portal online de aprendizagem de música denominado MúsicaS, no Plural!, que, a partir de uma perspectiva decolonial, busca instrumentar professoras(es) de Música – em formação ou já formadas(os) – sobre como ministrar uma educação musical que combata preconceitos e discriminações de raça, gênero, sexualidade, etnia e religião. Por meio dos pressupostos da Design Science Methodology, uma vez produzido o portal, ele foi testado junto a estudantes do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que, embora o portal precise ser melhorado no que se refere à sua apresentação estética, seu proposito e conteúdos têm potencial para contribuir para uma formação de professoras(es) de Música decolonial.

Texto completo: PDF