ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Diversidade Cultural nos Currículos do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez
Carmerindo Miranda de Souza Júnior

Última alteração: 2023-10-29

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar como ensino do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez – CELF, com suas estruturas fundamentadas no ensino conservatorial europeu, têm contemplado a diversidade cultural em seus currículos dos cursos de Educação Musical e Técnico. Como recurso metodológico, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental com abordagens qualitativas. Para esse propósito, buscou-se um levantamento dialógico entre os principais termos sobre a globalização, cultura, interculturalidade, multiculturalismo, diversidade cultural, currículo e educação. Para esclarecimento, foi analisado os três principais documentos norteadores do conservatório: Resolução 718/2005, Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico, ano 2022.  Por conseguinte, houve uma reflexão crítica de como a interculturalidade e a pluralidade cultural é diretamente abordada nos 75 planos de ensino analisados, dentre as diversas modalidades e cursos oferecidos pela escola. Constatou-se com a pesquisa que, mesmo com forte influência européia herdada pelo conservatório francês, há uma tímida pluralidade cultural envolvida nos currículos do CELF da atualidade.


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