ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Música e linguagem verbal: aspectos cognitivos para uma educação musical significativa
Maria Luiza Santos Barbosa, Sayonara Oliveira Almeida, Daniel Petson Silva

Última alteração: 2023-10-25

Resumo


O presente artigo aborda as questões cognitivas envolvidas nos domínios da linguagem verbal e da linguagem musical, fundamentadas nas teorias da Psicolinguística,  Psicologia da Música e da Educação Musical. Como fundamento teórico-metodológico, foi utilizado o Modelo C(L)A(S)P, desenvolvido pelo educador musical Keith Swanwick, a partir de uma série de aspectos comuns percebidos entre música e linguagem, discutindo as implicações que estes podem ter para a educação. Por fim, serão abordados os aspectos cognitivos do desenvolvimento musical que contribuem para pessoas disléxicas. Esta pesquisa está em andamento e pretende aprofundar os estudos realizados até o presente momento, além de desenvolver práticas musicais direcionadas para o desenvolvimento musical e da linguagem verbal dos indivíduos.