ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Educação Musical em Moçambique: diversidade musical e educação humanizadora na formação de professores de projetos sociais.
Ainoã Santos Cruz, Cássia Virgínia Coelho de Souza

Última alteração: 2023-10-05

Resumo


O texto a seguir é o recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que pretende compreender as concepções sobre educação musical dos monitores atuantes em um projeto social em Moçambique. O corpo do texto apresenta brevemente minha trajetória musical e o encontro com o projeto. Em seguida, a contextualização e reflexões iniciais que me levaram ao problema de pesquisa, especialmente em relação à formação dos monitores e à metodologia de ensino e repertório utilizados para a iniciação de novos integrantes. As bases de referência são autores que discutem sobre educação musical em projetos sociais, o ensino coletivo de instrumento a partir de um repertório tradicional e popular, a educação musical em Moçambique e a compreensão da música como ferramenta para o desenvolvimento humano. A partir da influência de Paulo Freire e sob um olhar humanizado, a pesquisa qualitativa que está na fase de entrevistas contará também com rodas de conversa para compreender o pensamento dos monitores sobre educação e diversidade musical. Este é um passo importante para ajudar a construir um modelo de ensino que valorize a educação musical no projeto.


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