ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Caracterização e trajetórias de inserção profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN dos anos 2018 a 2022
Giann Mendes Ribeiro, Anne Valeska Lopes Da Costa, Nicholas Vinicius Araújo Pinheiro, Brena Maria da Rocha Silva

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa PIBIC/CNPQ que dá continuidade ao acompanhamento sistemático dos egressos da licenciatura em música da XXXX que vem sendo realizado pelo grupo de pesquisa XXXXX XXXX XXXX - XXXX, desde o ano de 2015. Essa nova pesquisa tem como objetivo geral: investigar os percursos de inserção profissional dos egressos do curso de licenciatura em Música da XXXX formados entre 2018 e 2022, e como objetivos específicos: caracterizar os licenciados em Música da XXXX, desvelar a trajetória de inserção profissional dos egressos e identificar os percursos de inserção por quais eles passaram. Nesta publicação, apresentamos dados referentes a somente dois, dos três objetivos específicos do estudo principal, que são referentes a caracterização dos egressos e suas trajetórias de inserção profissional. O método de pesquisa utilizado foi o survey interseccional. Foram  aplicados questionários online, e obtivemos 89,09% da amostra total de egressos formados nesse período, 55 egressos.  Entre os resultados, o que mais nos chamou atenção foi o total de egressos atuando em escolas de educação básica, sendo a quantidade tão insignificante ao ponto de não aparecer entre os cargos mais ocupados atualmente, o que destoa totalmente dos outros estudos realizados com os egressos da licenciatura em música da xxxx, onde a educação básica vinha ganhando cada vez mais destaque como o campo de atuação mais ocupado. Atualmente apenas 4 egressos atuam como professores de música na educação básica, o que corresponde a 7,2% da amostra, e nenhum é efetivo, todos atuam em escolas com contratos temporários.


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