ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Música e Tecnologia na Educação Infantil: evidências a partir de percepções docentes
Vanessa de Souza Jardim

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


Este estudo traz como temática de pesquisa música e tecnologia no contexto da Educação Infantil. Como objetivo geral, busca evidenciar como a música e tecnologia são integradas nas aulas dos docentes que atuam com alunos em idade pré-escolar, tendo como participantes da pesquisa os docentes do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) XXX, localizado na cidade de XXX, no estado de XX, especificamente, o intuito foi analisar as percepções dos docentes e trazer propostas de pesquisas que possam incluir atividades musicais com a utilização de tecnologias digitais na Educação Infantil.  Este estudo se constitui como um ensaio acadêmico e traz como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado aos docentes que atuam com crianças em idade pré-escolar no referido CEMEI. Os resultados apontam que a música ainda é vista como ferramenta pedagógica para explorar outros campos de experiências na Educação Infantil e que há necessidade de novas pesquisas que abordem como acontecem as interações mediadas por instrumentos musicais, materiais não estruturados, instrumentos musicais, tecnologias musicais, aplicativos de música, percussão corporal e voz nesta etapa de ensino, bem como, propostas para formação em rede para os docentes.Espera-se que este estudo possa trazer contribuições e fomentar pesquisas que explorem temática como música e tecnologia na Educação Infantil e em outras etapas de ensino da Educação Básica.


Texto completo: PDF