ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Música no contexto religioso: processos de ensino e aprendizagem em espaços e situações de práticas musicais
Fabíola Santos De Araújo, klesia Garcia Andrade

Última alteração: 2023-10-30

Resumo


O artigo apresenta os pressupostos teóricos centrais da pesquisa de mestrado, em andamento, que tem como objetivo geral compreender como se estabelecem os processos de ensino e aprendizagem da música, em espaços e situações de práticas musicais na Catedral Anglicana Comunhão João Pessoa. Por meio da abordagem qualitativa, será proposto um estudo de caso, tendo como ferramenta de coleta de dados a realização de observação das atividades eclesiásticas, entrevistas e análise em fontes documentais. A fundamentação teórica considera três eixos norteadores: campo religioso; situações e práticas musicais de ensino e aprendizagem; e significados musicais. Os resultados do estudo podem contribuir para a ampliação das compreensões acerca das práticas de ensino e aprendizagem em contextos diversificados, as singularidades do fazer musical e suas funções no âmbito religioso e as características da formação da identidade cultural segundo os preceitos de uma comunidade religiosa.

Texto completo: PDF