ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Fatores de influência no ensino da percepção musical: uma revisão de literatura
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Igor Hemerson Coimbra, Bárbara Luiza Alves Pereira, Fernanda Sampaio de Almeida, Raíssa Anastásia de Souza Melo, Nádia Terezinha Leocádio Campo, Dallyane Drielle de Lima Carvalho, Lívia Helen Martins

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar propostas motivacionais para o ensino da percepção musical, tendo ritmo como elemento pedagógico a ser trabalhado a partir de novas abordagens metodológicas. Sendo a percepção musical um dos principais eixos da formação teórica de músicos e professores de música, buscamos identificar, por meio de um levantamento bibliográfico, os principais desafios enfrentados pelos sujeitos dos processos de ensino e aprendizagem deste componente. Situações como a fragmentação do ensino de percepção musical; o repertório pouco conhecido pelos estudantes, a dificuldade de praticar esses conteúdos fora da sala de aula; a insegurança e a falta de oportunidade de correção de erros, são algumas das críticas fortemente apontadas pelos estudantes nos trabalhos analisados. Essas características apontam para um modelo tradicional do ensino de percepção musical, aplicado em escolas e universidades, que se fundamentam em métodos europeizados. Entendemos que metodologias como essa podem ser consideradas inadequadas para a maioria dos estudantes brasileiros, uma vez que desconsideram o contexto social em que esses estudantes se desenvolveram e aprenderam a ouvir e fazer música. Apresentamos novos aspectos contemporâneos para o ensino com base em culturas locais, repertórios de músicas populares e o entendimento de diversos conceitos que contemplam os estudos em teoria da música. Nesta perspectiva, este trabalho propõe como metodologia alternativa para o ensino de percepção musical premissas inspiradas em fatores motivacionais e, para isso, consideramos que o ritmo é o elemento musical que mais pode gerar motivação para aprendizagem dos sujeitos envolvidos, proporcionando desenvolvimento de habilidades como sensibilidade, coordenação, expressão, compreensão e comunicação musical.

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