ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Práticas musicais para a educação infantil: experiências com a formação continuada de professores
Sara Paraguassú Santos Vale

Última alteração: 2023-10-13

Resumo


Esse é um relato de experiência resultante da minha atuação como professora formadora em oficinas de formação continuada em música para docentes da educação infantil. O objetivo dessa comunicação é discutir a importância das atividades práticas e lúdicas como caminho de possibilidades para a concretização de uma educação musical significativa, embasada em experiências sonoro-musicais para as crianças. O público das oficinas é composto por pedagogos, não especialistas em música, de redes pública e particular de ensino, além de professores de educação musical, educação física, entre outros profissionais da educação e da infância que se interessem por agregar conhecimentos musicais à sua área de atuação. No decorrer das oficinas, entre as atividades, são realizadas reflexões sobre práticas e concepções dos professores acerca da música, de maneira informal, e ao final das oficinas são realizadas avaliações por meio de um Google Forms, respondido pelos aplicativos dos smartphones dos participantes. Os resultados revelam que a participação em atividades musicais práticas, de criação, apreciação e execução, por meio de ações e interações agregam maiores possibilidades de compreensão e, consequentemente, de realização dessas atividades, além de fomentarem a reflexão dos docentes sobre as próprias práticas. Os registros das ações pedagógicas são, muitas vezes, enviados de forma espontânea pelos participantes, a fim de demonstrar o impacto das oficinas em suas práticas, como veremos no decorrer deste relato.

Palavras-chave: Música; Educação Infantil; Formação continuada.


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