ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
O ensino de piano no Brasil: uma revisão de literatura
Helena Karavassilakis Uzun

Última alteração: 2023-10-16

Resumo


Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação Musical realizado na Universidade Estadual de Maringá (PR), cujo campo de pesquisa foi o Programa de Extensão Universitária xxxxx.xxxxxxx . Para este texto trago a revisão de literatura com foco nas publicações nacionais, trabalhos acadêmicos e pesquisas que abordam as metodologias, desafios e tendências no ensino desse instrumento, destacando as obras e os autores de referência no contexto brasileiro. São perspectivas sobre o ensino de piano e suas propostas como: Pedagogia do Piano; aplicação e criação de repertório para o ensino de piano ; repertório didático brasileiro para piano; com práticas criativas no ensino de piano ;importância dos jogos ; Pedagogia do Piano ; aplicação de atividades lúdicas no ensino de piano para crianças criação de jogos elaboração de arranjos para ensino e pratica de piano em grupo além da atuação docente contextualizada, com vistas a uma prática significativa.Palavras-chave: Revisão de Literatura; Pedagogia do piano; Formação inicial e continuada de professores de música;

Texto completo: PDF