ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Construindo a si mesma como docente de música: recortes da trajetória de uma professora travesti
Yanaêh Vasconcelos Mota

Última alteração: 2023-12-23

Resumo


Esta comunicação é derivada de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo geral compreender a trajetória de formação e atuação de três docentes trans* e travestis licenciadas/o em música. Para alcançar esse objetivo geral, busquei responder às seguintes questões: 1) Quais caminhos docentes trans* e travestis percorreram para inserir-se na docência de música? 2) Como docentes de música trans* e travestis negociam com a ordem heterocisnormativa em seus contextos de atuação profissional? 3) Quais estratégias de regulação de gênero foram/são desenvolvidas na atuação de docentes trans* e travestis? O estudo foi realizado por meio de entrevistas narrativas com três docentes trans* licenciadas/o, sendo duas professoras travestis e um professor transmasculino. Neste texto, apresento resultados da análise das entrevistas narrativas realizadas com uma das professoras.



Texto completo: PDF