ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Gamificação nas aulas de música: uma proposta utilizando a ferramenta Chrome Music Lab
Gabriel Guimarães de Oliveira, Francine Kemmer Cernev

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir sobre uma proposta lúdica para a aprendizagem musical escolar a partir da gamificação. Iniciamos com uma revisão de estudos que abordam a ideia da gamificação no contexto musical e apresentamos em seguida uma proposta de atividade musical gamificada criada em um aplicativo digital gratuito.  A pesquisa explora a importância da gamificação na educação musical escolar, destacando seu potencial para engajar os alunos, promover a aprendizagem e desenvolver habilidades musicais. Através da análise da atividade proposta, o trabalho demonstra possibilidades da gamificação nas aulas de música para o Ensino Fundamental I. O estudo contribui com avanços para a área, principalmente ao evidenciar benefícios de trabalhar com a gamificação, e apresentando uma proposta pedagógica prática para enriquecer o ensino da música nesse nível de ensino.

Texto completo: PDF