ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
A construção da identidade docente do professor de música: reflexões a partir de relatos de três licenciandas
Mara Menezes Kroger, Hannah Tamires Lacerda Calero, Liliam Abílio Dantas, Rebeca de Oliveira Lima

Última alteração: 2023-12-11

Resumo


Neste trabalho, as autoras compartilham suas experiências vivenciadas no  Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório durante o primeiro semestre de 2023. Os relatos tem como fio condutor a construção da identidade do professor de música, que vai tomando forma no decorrer da prática docente. A sala de aula é vista como um espaço privilegiado onde a teoria se depara com a prática, oportunizando uma vivência fundamentada e experimentada. Os relatos são fruto de uma atuação crítica e reflexiva, que expõe as dúvidas, incertezas, inseguranças, expectativas, mas também expõe o processo de descoberta de si enquanto docente capaz de planejar e atuar em sala de aula com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa. Neste processo, ressaltamos a importância das reuniões de formação e orientação, as discussões de textos da literatura, e trocas entre os estagiários. Com este trabalho, ressaltamos a importância do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório enquanto lócus de experiência e de construção da identidade docente de licenciandos e licenciandas.

Texto completo: PDF