ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Motivação para a aprendizagem da leitura musical tradicional: um estudo com pianistas no contexto da música popular
Júlia Soares Alves, Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo

Última alteração: 2023-10-25

Resumo


O foco para este trabalho é a motivação de alunos de piano popular para a aprendizagem da leitura musical. A motivação pode ser compreendida como um conjunto de fatores que nos impulsiona a realizar determinadas tarefas, envolvendo fenômenos psicológicos e sociais (BZUNECK, 2009). Entre as competências requeridas no processo de aprendizagem de um instrumento musical, o desenvolvimento da leitura de partituras merece destaque. No entanto, é importante considerar as especificidades dos diferentes contextos de aprendizagem musical. No caso do ensino da música popular, os princípios da oralidade e as práticas informais geralmente são mais representativas que os elementos constituintes do modelo tradicional do ensino de instrumentos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar, por meio de um estudo de levantamento (survey de pequeno porte), a motivação de alunos de piano popular para a aprendizagem da leitura musical. A população compreendeu estudantes de piano popular em grupo (n=20) de um conservatório de música da cidade de Curitiba-PR. O instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário com 12 questões, variando entre múltipla-escolha e perguntas abertas. Os resultados apontam que os alunos interrogados compreendem, valorizam e se mostram motivados para a aprendizagem da leitura musical; além disso, entendem que os repertórios trabalhados e seus conteúdos subjacentes facilitam o engajamento nas tarefas de aprendizagem. Espera-se que os resultados aqui apresentados possibilitem reflexões que possam promover mudanças nos contextos de ensino e aprendizagem de instrumentos musicais, levando em consideração os processos motivacionais dos alunos no âmbito da música popular.


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