ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Propriocepção, os olhos do corpo: processos educativos no ensino coletivo de Piano – internalização musical e desenvolvimento psíquico
Bianca Viana Monteiro da Silva

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


A aprendizagem musical é sistematizada pela internalização da música como signo. A partir da aprendizagem, pode-se investigar o desenvolvimento das funções psíquicas em sua interfuncionalidade. Dentro desse exposto, a Psicologia Histórico-Cultural postula que o ensino desempenha um papel fundamental no desenvolvimento. Assim, nos meandros das situações interativas de ensino de Piano em Grupo, busca-se explorar a relação entre corpo-mente na apropriação dos elementos musicais. Neste estudo, derivado de uma tese de doutorado em andamento, propomos a análise de um episódio interativo de ensino coletivo de piano para circunscrever os processos de ensino-aprendizagem musical dentro de uma estrutura que favoreça a compreensão do desenvolvimento humano, em destaque à propriocepção na consideração da constituição dialética de corpo-mente. Investigamos como os processos de ensino-aprendizagem de música influenciam o desenvolvimento das funções psíquicas, em destaque à sensação proprioceptiva, culturalmente organizadas por meio do movimento corporal e do tocar piano. Por fim, discutimos o papel do processo de ensino-aprendizagem na construção do desenvolvimento musical.

Texto completo: PDF