ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
OuverLab: Escuta Criativa no Ensino Médio
HELENA LOPES DA SILVA, ANDRESSA ZANETTE, JULIA CAMPOLINA, THALLYS JOSÉ RODRIGUES DE OLIVEIRA, RENATO SANTOS RODRIGUES, TAINÁ DUARTE

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


O presente relato de experiência apresenta parte do processo e dos resultados do projeto de Iniciação Científica “OuverLab: Música no Ensino Médio” (CNPq/XXXX). Desenvolvido por meio de oficinas em duas escolas públicas de Belo Horizonte, MG, o projeto teve como objetivo avaliar o potencial da escuta criativa para a compreensão musical e para o desenvolvimento dos processos criativos dos jovens. As oficinas envolveram atividades de escuta e criação sob a perspectiva da escuta criativa, tendo peças de dois compositores brasileiros de música contemporânea como fomento das atividades.  O conceito de escuta criativa está fundamentado sobre os pressupostos de que a escuta é um “ato de criação” e o ouvinte, um “músico-compositor” (CAGE, 2013). Dentre os principais resultados, destacamos a contribuição da escuta criativa para o interesse dos estudantes em escutar e compreender os repertórios musicais com os quais não tinham familiaridade, bem como, para encorajá-los a experimentar novos sons, refletir e falar sobre suas percepções e concepções musicais no processo de criação coletiva. O diálogo com a arte contemporânea e com outras linguagens artísticas contribuiu para a sensibilização em relação às temáticas que afetam a sociedade e para a maturação dos processos criativos e musicais dos estudantes. Dentre os desafios, destacamos o pouco tempo para as experimentações sonoras e para as trocas coletivas durante o processo criativo.

Texto completo: PDF