ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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A educação musical na perspectiva inclusiva: reflexões sobre estudantes com TEA e as práticas em sala de aula
Daniela Barzotti Kohlrausch, Tasia Fernanda Wisch

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


Este relato tem como objetivo principal apresentar reflexões sobre práticas do ensino de música em sala de aula, numa perspectiva da inclusão em turmas com estudantes com TEA. Para fundamentar teoricamente utilizamos alguns dos autores e documentos que dão suporte à presença da música como componente curricular no ensino fundamental, bem como os aspectos teóricos no contexto da educação inclusiva que partem da legislação vigente e dos estudos de Mantoan (2015) . Ao longo deste relato, explicitamos o contexto no qual esses estudantes estão inseridos, na tentativa de dar a dimensão de todos os fatores envolvidos nas práticas de educação musical. Como resultados, apontamos a importância da compreensão do professor acerca do contexto de cada turma, a atenção ao planejamento com vistas a considerar os interesses dos estudantes e especialmente, compreender que os estudantes com TEA são singulares e não podem ser reduzidos a um diagnóstico.

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