ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Eu e minha cor na música: a construção da identidade racial de educadoras(es) musicais
Irma Ferreira Santos, Érica Campos de Paula, Flavia Maria Chiara Candusso, Iara Canuto da Silva, Breno Domingos de Oliveira, Ivan Bastos de Araujo

Última alteração: 2023-10-09

Resumo


Este artigo discorre sobre a construção da identidade racial de uma turma de educadoras(es) musicais do Programa de Pós-Graduação em Música da XXXX, realizado a partir da análise de textos autobiográficos de quatro doutorandos(as) e dez mestrandos(as) discentes da disciplina XXXX, além de dois questionários que os provocou a refletir sobre raça/cor a partir de suas histórias de vida e atuação musical. Nesse sentido, o objetivo principal do artigo é compreender como se dá a construção da identidade racial nesse perfil acadêmico a partir das relações percebidas entre as histórias de vida da turma buscando ainda refletir criticamente sobre a presença do racismo e dos privilégios da branquitude nas narrativas apresentadas. Para isso utilizamos como base uma fundamentação teórica pautada nas discussões sobre a identidade racial, branquitude e educação musical. Como resultado, o artigo traz que a música é parte fundamental na relação da maioria dos participantes com a construção da sua própria identidade racial, nos mostrando ainda um panorama de como as questões raciais se apresentam no desenvolvimento desses educadores musicais.


Texto completo: PDF