ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DOS PERIÓDICOS E EVENTOS EM MÚSICA
CLEYTON OLIVEIRA TIBURCIO, Giann Mendes Ribeiro

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados obtidos por uma pesquisa de monografia que estudou a Música no Ensino Médio Integrado por meio de uma revisão de literatura denominada Estado do Conhecimento. Trazendo como objetivo geral identificar os temas recorrentes nas pesquisas publicadas no Brasil na área de Música sobre a música no Ensino Médio Integrado; e os objetivos específicos: a) Reunir produções acadêmicas publicadas nas revistas indexadas e em eventos científicos que tratam sobre o ensino de música no Ensino Médio Integrado; b) Categorizar de forma temática as produções encontradas; e c) Discutir acerca as ideias trazidas nos trabalhos encontrados. Nos resultados são apresentadas as temáticas emergentes que os trabalhos levantados abordaram e nas conclusões são apontadas lacunas, temas pouco ou não explorados e outras perspectivas de pesquisa para ampliar o campo de conhecimento dentro desse contexto, os quais destacam-se: a influência da formação integrada, politécnica e omnilateral influencia na construção dos currículos dos cursos, como essa formação pode contribuir para a escolha profissional na área de Música e estudo sobre egressos.

Texto completo: PDF