ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Contribuições e perspectivas futuras do mestrado em educação musical: um estudo com egressos de programas de pós-graduação
Rosalía Trejo León, Jusamara Souza

Última alteração: 2023-10-30

Resumo


Esta comunicação refere-se a um recorte de uma investigação de doutorado sobre a formação e preparação para a investigação em educação musical desde a perspectiva de egressos de cursos acadêmicos de mestrado de Programas de Pós-Graduação em Música no Brasil. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de abordagem qualitativa. Os dados apresentados e analisados foram extraídos de entrevistas semiestruturadas, com 18 egressos, realizadas de forma on-line. As vivências na pós-graduação contribuíram para a formação dos egressos, não só como educadores musicais “pesquisadores”, mas, também, nos aspectos de hábitos e experiências na vida.  Algumas dificuldades foram ressaltadas nos processos de aprender a pesquisar e destacaram o fato de os contextos de trabalho serem escassos para continuar fazendo pesquisa. Para além dessas questões de inserção profissional como pesquisadores, alguns egressos mostraram interesse em continuar seus estudos de pós-graduação no doutorado.


Texto completo: PDF