ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Materiais, métodos e processos de ensino-aprendizagem de flauta transversal nos Conservatórios Mineiros
Nara Zamagno Pinheiro, Patricia Michelini Aguilar

Última alteração: 2023-12-12

Resumo


Este artigo está dividido em três partes. Na primeira delas, apresentamos o levantamento parcial dos planos de ensino dos cursos de educação musical e formação profissional de flauta transversal de Conservatórios Mineiros. Na segunda parte fazemos uma observação sobre os processos de ensino-aprendizagem e seus conteúdos. Por fim, apresentamos um resumo do projeto desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação Profissional em Música da Universidade XX. O objetivo é realizar um mapeamento bibliográfico, buscando compreender se há uma unidade pedagógica entre o ensino do instrumento nos conservatórios, além de oferecer aos professores e alunos auxílio na organização da prática e aprendizagem da flauta transversal.

Texto completo: PDF