ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
O “aluno de sucesso” na Licenciatura em Música: um estudo das percepções dos estudantes
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Débora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Silvana de Souza Pereira, Gabriela Nunes de Almeida, Edmar Cassimiro Pedro

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


Pesquisas recentes têm evidenciado que o problema hoje não é mais entrar na universidade, o problema é permanecer nela e ter sucesso no percurso formativo. Nessa perspectiva, a teoria da afiliação mostrou que os estudantes que não conseguem se afiliar a seu novo universo fracassam: o sucesso universitário passa pela aprendizagem de um verdadeiro "ofício de estudante". Neste artigo, procuramos evidenciar como os estudantes de um curso de Licenciatura em Música brasileiro percebem esse "ofício de estudante", ou seja, aquilo que lhes é exigido para conseguir o sucesso. Foram realizadas rodas de conversa com estudantes do primeiro e do terceiro período desse curso, e, ao final, foi-lhes solicitado que descrevessem, por escrito, "um aluno de sucesso na Licenciatura em Música". A análise cosmológica das respostas evidenciou características próprias dos diferentes tempos de afiliação em que se encontram as turmas participantes. Os estudantes do primeiro período ainda não demonstram muita clareza acerca do ofício do licenciando em música, referindo-se às bases de seu sucesso de forma mais indefinida, atrelada a atributos pessoais mais gerais. Por sua vez, os estudantes do terceiro período incluíram em suas percepções, além de disposições pessoais, os conhecimentos que precisam ser apreendidos ao longo do processo formativo. Pôde-se observar que os objetivos da licenciatura em música parecem ficar mais claros à medida em que os estudantes avançam no curso. A pesquisa terá continuidade, com um maior aprofundamento a respeito do processo de afiliação dos estudantes a partir de questionários online, entrevistas e análises do projeto pedagógico.

Texto completo: PDF