ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Reflexões a partir da Abordagem PONTES em aulas de musicalização infantil
Silene Leão, Angelita Broock

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


O educador musical carrega consigo uma missão muito importante: proporcionar aos seus alunos uma rica experiência sonoro/musical a cada aula. Para que isso seja possível é necessário que, além de um profundo conhecimento sobre os fundamentos musicais, o educador tenha domínio de diversas áreas de conhecimento sobre educação musical, práticas pedagógicas, metodologias especificas, didáticas, desenvolvimento musical, entre outros que irão garantir que os objetivos sejam alcançados. O presente artigo é um recorte de uma monografia e apresenta reflexões sobre teorizações recentes acerca do termo musicalização infantil, dialogando com a Abordagem PONTES (OLIVEIRA, 2008). O objetivo da pesquisa é compreender quais habilidades permeiam a prática do educador musical, além dos domínios técnicos musicais e pedagógicos, sob a luz da Abordagem PONTES. Os objetivos específicos são: (1) estudar a Abordagem PONTES de Alda Oliveira (2015); (2) identificar, descrever e analisar situações específicas de articulações pedagógicas significativas coletadas nas aulas de musicalização infantil de crianças de 5 e 6 anos.  Para este estudo foi utilizada a metodologia qualitativa, por meio da técnica de Estudo de Caso.  Foram feitas análises de oito aulas gravadas em vídeos que aconteceram no primeiro semestre de 2019 para crianças de 05 e 06 anos de idade, com cenas em que pudemos identificar atitudes que caracterizam um Educador Musical Pontes. A partir destas observações foram selecionados seis episódios que pudessem exemplificar as articulações pedagógicas utilizadas. A partir destes exemplos, foi possível observar, registrar e analisar as articulações pedagógicas realizadas nas aulas, que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento e aprendizado, promovendo reflexões sobre atuação pedagógica.

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