ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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As avaliações internacionais em larga escala e suas repercussões para o ensino de música na educação básica no Brasil
Fernanda Gomes de Amorim

Última alteração: 2023-12-05

Resumo


Este trabalho tem como tema as avaliações internacionais em larga escala e suas relações com o ensino de música na educação básica no Brasil. Tem como objetivos identificar a presença da música em documentos relacionadas às avaliações educacionais internacionais das quais o Brasil participa e discutir sobre possíveis repercussões dessa presença para o ensino de música nas escolas brasileiras. A estratégia metodológica utilizada foi a análise de documentos. Foram selecionados documentos sobre o desenvolvimento de avaliações e exames feitos por organizações internacionais que tenham abordado a música e/ou o seu ensino, mais precisamente o relatório “Fostering Student’s Creativity and Critical Thinking: What it Means in School” (“Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: o que significa na escola”), fruto de pesquisa desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e a Matriz de referência para pensamento criativo, direcionada às escolas brasileiras. Como resultados, o trabalho identificou que a presença da música nesses documentos está relacionada à recente inclusão da avaliação do pensamento criativo no Programme for International Student Assessment (PISA) (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) que passou a ocorrer a partir da edição de 2021. Concluiu-se que, nesse contexto, o ensino de música e das artes tem sido pautado como de interesse para possibilitar o desenvolvimento do pensamento criativo de estudantes e o eventual alcance de bons resultados educacionais nesse domínio em futuras edições do PISA.

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