ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Narrativas de professores de música em contexto religioso: um estudo a partir das concepções de ensino
Nayla Maria Gomes da Silva

Última alteração: 2023-12-11

Resumo


Esta comunicação apresenta um recorte da minha pesquisa de mestrado em andamento, intitulada "Narrativas de Professores de Música em Contexto Religioso: Um Estudo a Partir das Concepções de Ensino". O objetivo desta pesquisa é identificar as concepções de ensino de música por meio das narrativas dos professores de música atuantes na Escola de Música Renascer em Cultura (EMRC). Para a realização desta pesquisa, utilizarei o método (auto)biográfico, e os trabalhos de Passeggi (2011, 2020), Cruz e Almeida (2021), Petrollo et al. (2013) e Louro et al. (2016) são utilizados como aporte teórico nesta fase inicial. Contextualizo de forma sintética a educação musical que acontece em espaços religiosos. Além disso, descrevo o processo para a construção (ainda em andamento) da revisão da literatura desta pesquisa, a escolha das palavras-chave e os periódicos onde encontrei os artigos relacionados à temática de música e religião. Ao todo, foram encontrados oito trabalhos que tratavam da temática (auto)biográfica em ambientes religiosos. Os trabalhos foram categorizados e agrupados nos eixos propostos por Passeggi (2011, 2020) para o estudo do sujeito, e posteriormente foram analisados, levando em consideração seus títulos, instrumentos de coleta de dados e eixos de estudo do sujeito."

 

 

Palavras-chave: Ensino de música, narrativas (auto) biográficas, contexto religioso.

 


Texto completo: PDF