ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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[Comunicação] O Jazz como via principal no ensino de piano popular: Desdobramentos e implicações.
Wendell Müller dos Santos Lima, Antônio Rafael Carvalho dos Santos

Última alteração: 2023-12-27

Resumo


Após 50 anos do ingresso da música popular na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS) e a criação do Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), marco significativo para o ensino institucional de música popular no Estado de São Paulo, há escassez de pesquisas acadêmicas sobre o ensino de piano popular. Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo contextualizar o período em que a música popular passa a ser ensinada institucionalmente no Estado paulista e investigar como ocorre atualmente o ensino de piano popular em duas instituições: Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS) e Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP). As ferramentas metodológicas utilizadas são estudo de caso coletivo e abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas com pessoas atuantes no contexto do tema investigado e trabalho de campo nas instituições acima citadas com análise de currículo, observação de aulas e entrevistas com professores e estudantes participantes. Este artigo então, é um recorte que tem como finalidade tratar do trabalho de campo realizado na FASCS, interpretando os dados do currículo da instituição e o repertório utilizado pelos professores participantes, constatando que o Jazz continua sendo eixo central da base pedagógica da música popular.

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