ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Práticas musicais entre meninas no contexto de uma girl band em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Áudrea da Costa Martins

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


Este trabalho consiste num recorte da tese em andamento que tem como objetivo geral investigar como meninas se relacionam com as práticas musicais no contexto de uma girl band em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Como objetivos específicos, busca analisar como as meninas percebem sua inserção nas práticas musicais, investigar como avaliam a participação de mulheres e meninas nas práticas musicais em seu contexto cultural e caracterizar modos de atuação entre meninas em uma prática musical single-sex. Teoricamente, o trabalho se sustenta nos estudos girlhood, nas teorias do feminismo e no conceito de práticas musicais, conforme elaborado por Wayne Bowman. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, tendo os dados sido coletados por meio de entrevistas, uma oficina de produção musical e uma oficina de beats, em encontros que ocorreram entre 2021 e 2023. A análise dos dados apresenta resultados parciais, organizados em três tópicos principais: percepções e ações das meninas nas práticas musicais; práticas musicais e diálogos entre meninas e sobre autonomia nas práticas musicais. Esses resultados mostram que as meninas são capazes de perceber diversas nuances sobre o cerne das questões que envolvem a vida das mulheres no patriarcado, bem como sua influência nas práticas musicais; que meninas exploram modos específicos de se comunicar e de produzir música em conjunto; e que o exercício da autonomia das meninas nessa prática musical se constituiu pelo suporte das ações, para que pudessem realizar um acontecimento musical específico desejável.

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