ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Identidade e repertórios musicais: a construção de um trabalho interdisciplinar com estudantes do oitavo ano de uma escola pública
Ana Francisca Schneider Grings, Vivian Ignes Albertoni da Silva

Última alteração: 2023-10-29

Resumo


O presente relato de experiência trata de uma atividade que está acontecendo em duas turmas de 8° ano, envolvendo os componentes curriculares de Música e de Literatura e Língua Portuguesa, em 2021, 2022 e 2023. O principal objetivo é a criação de espaço-tempos de aprendizado nos quais tanto docentes quanto estudantes contribuam para o processo de ensino-aprendizado através da troca de conhecimentos e experiências, e criando oportunidades para que novos elementos à disposição influenciam a composição de suas identidades - pessoais e dos grupos que frequentam na escola e fora dela. Isso se traduziu, em sala de aula, através de a) interdisciplinaridade – o estabelecimento de relações entre diferentes campos do conhecimento e b) estudo de repertório selecionado de Música Popular Brasileira. As aulas envolveram apreciação musical, elementos do contexto sócio-histórico, análise estilística e linguística de canções brasileiras e estrangeiras de diferentes décadas a partir dos anos 1950. A atividade é atualizada a cada ano, incluindo novas relações culturais e alterando o repertório a partir de observações das e dos estudantes e das docentes. Entre os resultados observados até agora estão: o enriquecimento dos conhecimentos sobre a produção musical (MPB e POP) por parte de estudantes e docentes, com troca de referências; resgate de canções que foram populares no século XX e têm importância identitária para as famílias das e dos estudantes; maior compreensão dos elementos sócio-culturais envolvidos na produção musical ocidental a partir da segunda metade do século XX, com especial foco no Brasil.


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