ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Pensamento Decolonial e Educação Musical como temática emergente nas publicações da Revista da ABEM
Mayara Araujo Amaral

Última alteração: 2023-10-09

Resumo


Esse trabalho é uma pesquisa de levantamento realizada em disciplina de pós-graduação em Educação Musical na UDESC. A pesquisa realizou o mapeamento de temáticas abordadas nos artigos publicados na ABEM entre 2013-2023 que, em comparação com o índice de autores e assuntos que compreendeu os anos de 2006-2012, identificou a temática do Pensamento Decolonial como emergente nas publicações da ABEM. A teoria decolonial compreende que as formas de controle exercidas pelo fato da colonização se reproduzem nas relações contemporâneas desde dimensões sociais até individuais e subjetivas, e que as reações decoloniais se estruturam na reivindicação, visibilização e integração das identidades, culturas e epistemologias subalternizadas. Assim, os autores dos trabalhos que integram essa temática emergente têm se apoiado no pensamento decolonial para pensar as diversas expressões da colonialidade e as respostas decoloniais em contextos de relações entre pessoas e músicas – especificamente nas publicações aqui referidas, o pensamento decolonial e educação musical são transversalizados pelo conceito de gênero; discussões curriculares; e/ou por propostas pedagógicas para a Educação Musical.

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