ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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A dimensão educacional do Samba-Reggae e suas aproximações com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire: mestres e aprendizes como sujeitos da educação popular libertadora
ALEXANDRE SILES VARGAS

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


Este texto discute a aproximação da dimensão educacional do Samba-Reggae com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Autores como Freire (2005, 2001, 2001a), Gadotti (2007), Mendonça (2006) e Brandão (1986), contribuem para essa análise. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre as aproximações entre o Samba-Reggae e a Pedagogia do Oprimido, enquanto os objetivos específicos visam identificar as possíveis conexões entre a educação popular e a dimensão educacional do Samba-Reggae com base nos fundamentos da Pedagogia do Oprimido, bem como discutir o perfil do mestre popular e as experiências dos aprendizes como sujeitos do processo educacional. Os resultados indicam que a dimensão educacional do Samba-Reggae se aproxima da Pedagogia do Oprimido ao apresentar características filosóficas humanistas, conforme descritas por Freire (2005). Essa aproximação pode ser observada na resistência dos mestres e aprendizes à negação da humanidade, na rejeição à perspectiva individualista e egoísta que viola a essência ontológica das pessoas negras, bem como na promoção de epistemologias populares que apoiam a aprendizagem musical e a práxis como meio de superar a inércia diante da opressão racista e excludente do poder hegemônico. Em suma, esses aspectos demonstram a convergência entre a dimensão educacional do Samba-Reggae e a Pedagogia do Oprimido.




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