ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Experiências Maker Musicais - online / in locuo
Daniel Schnitman, Gabriel Altali

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


O relato de duas experiências específicas, de dois pesquisadores distintos que colaboram entre si num campo de estudo ainda em formação, aborda ensejos de inserção da dimensão musical diante do avanço e a disseminação das metodologias Maker e das propostas educacionais mão-na-massa no campo educacional. Parte-se da premissa que a música pode ser um vetor de ressignificação tecnológica ao se utilizar de instrumentos que facilitem a autonomia do aprendiz, para o alcance de mais um tipo de potencial criativo baseado na sua própria expressividade musical. Dois tipos de experiências foram escolhidas para ilustrar a abrangência de possibilidades de atuação nestes experimentos de um tipo de Educação Musical que pode ser apelidada de Aprendizagem Maker Musical: (1) A construção de um incipiente repositório online de recursos de aprendizagem (em língua inglesa) voltado a educadores que queiram unir o universo musical à aprendizagem maker; (2) Experimentação presencial via introdução de conteúdos musicais na disciplina de projetos maker de uma escola particular de educação básica da Zona Sul de São Paulo. Ambas as iniciativas foram desenvolvidas diante das especificidades das limitações encontradas e apontaram para uma escassez de recursos que dificulta uma amplitude maior para ações do tipo. Ainda assim, relatar as experiências podem servir como estímulo a pensar um fazer musical na contemporaneidade que vivemos, na qual seres humanos praticamente não se desconectam de suas redes de interação mediadas pelo digital.

Texto completo: PDF