ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Deficiência e capacitismo: construindo uma comunidade de educadores musicais anticapacitistas
Flávia Maiara Lima Fagundes, Silvia Garcia Sobreira

Última alteração: 2023-10-31

Resumo


Neste texto é apresentado o recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é discutir as questões relacionadas à inclusão nas aulas de música. A pesquisa aqui reportada faz parte do estudo piloto, que deverá servir como base para o relatório final. Aqui reportamos a análise de entrevistas realizadas com cinco estudantes que estavam inscritos na disciplina Música e Inclusão, do curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte. Os participantes explicaram os motivos que os levaram a cursar a disciplina e como o assunto discutido nas aulas repercutiu na compreensão sobre inclusão, deficiência e capacitismo. O estudo permite afirmar que, diante a temática que é pouco explorada, conseguimos construir uma comunidade de aprendizes munida de consciência crítica quanto à diversidade humana. É preciso disposição para desafiar e combater o capacitismo cotidianamente, pois a inclusão só será possível a partir da implementação das ações anticapacitistas.


Texto completo: PDF