ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Músicas afrodiaspóricas e dos povos originários: um olhar sobre o currículo do curso de Licenciatura em Música do[NOME DA INSTITUIÇÃO].
Camila Yasmine Magalhães, Matheus Henrique Barros

Última alteração: 2023-10-06

Resumo


O presente trabalho, buscou compreender como os conteúdos relacionados às Músicas dos Povos Originários e Afrodiaspóricos são abordadas(os) nos PPC’s (vigente e anteriores) do curso de licenciatura em música do [NOME DA INSTITUIÇÃO]. Os objetivos específicos foram: i) analisar as concepções curriculares do curso de licenciatura em Música do [NOME DA INSTITUIÇÃO] relacionadas às músicas dos povos originários e afrodiaspóricos com base em diferentes autores; ii) identificar, nos projetos pedagógicos de curso (PPC) da Licenciatura em Música do [NOME DA INSTITUIÇÃO], os componentes curriculares/disciplinas que abordam conteúdos relacionados às músicas dos povos originários e afrodiaspóricos; iii) apontar conexões com os conteúdos relacionados às músicas afrodiaspóricas e dos povos originários nas demais disciplinas do PPC. Através de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma análise documental nos PPC’s da instituição. O referencial teórico da pesquisa articula estudos que discutem o currículo e formação da inclusão e a decolonialidade e multiculturalidade em música . Entendemos que as concepções curriculares do curso de licenciatura em Música do [NOME DA INSTITUIÇÃO], mantêm uma visão mais conservatorial. Compreendemos também que é possível repensar os currículos sob uma perspectiva decolonial, multicultural, e/ou intercultural, contribuindo para uma inserção efetiva dos repertórios afrodiaspóricos e dos povos originários na formação de professores de música, promovendo a inclusão e contemplando a diversidade musical brasileira.

 


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