ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Conteúdos musicais nos livros didáticos de Arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Jennifer Gonzaga, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade educacional que se diferencia dos demais segmentos da educação básica, pois é um espaço que oportuniza a escolarização para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade considerada adequada para o ensino sequencial. Por isso na EJA pode-se encontrar diversas faixas etárias e gerações convivendo no mesmo espaço escolar, o que torna essa modalidade um campo fértil para discussões sobre a música e seu ensino. Por fazer parte da educação básica brasileira, utiliza-se de recursos escolares, entre os quais o livro didático. Esse estudo de natureza exploratória faz parte da construção de uma tese de doutorado que busca analisar e compreender os conteúdos musicais inseridos nos livros didáticos de Arte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) EJA. Foram analisados capítulos de três coleções para os anos finais do ensino fundamental cujo tema central é o trabalho. Constatou-se que os autores relacionaram de forma interdisciplinar os conteúdos musicais com questões geracionais, experiências históricas, sociais e culturais; em algumas coleções observou-se a atenção ao desenvolvimento da autonomia do aluno.


Texto completo: PDF